A Apple deu aos usuários nesta segunda-feira uma primeira amostra do iOS 5, a  próxima geração do sistema operacional da empresa usado em iPods, iPads e  iPhones. Durante uma apresentação que marcou o início da Worldwide Developers  Conference o vice-presidente sênior da empresa, Scott Forstall, cobriu 10 novos  recursos, entre os mais de 200 planejados para o sistema.
      Desenvolvedores poderão colocar as mãos no novo sistema operacional desde já.  Consumidores terão de esperar mais um pouco: a data de lançamento mencionada foi  apenas “neste outono” (no hemisfério norte), provavelmente no mês de setembro  para coincidir com a data estimada de lançamento de novos iPods e, segundo os  rumores, do iPhone 5.
      A seguir, saiba mais sobre cada uma das novidades anunciadas.
Notificações
      Talvez nenhum dos novos recursos do iOS 5 vã ser tão bem-vindo quanto o novo  sistema de notificações. Os dias das janelinhas de alerta, que interrompiam o  usuário, estão contatos, e o anúncio por Forstall da mudança arrancou aplausos e  gritos da audiência.  
      O iOS 5 trará o que a Apple chama de Notification Center, um único lugar que  combina todas as duas notificações. Para acessá-lo basta arrastar o dedo do topo  para o centro da tela em qualquer aplicativo. A lista que surge na tela inclui  ligações perdidas, mensagens no correio de voz, mensagens de texto, notificações  de aplicativos (push notifications) e até mesmo informações atualizadas sobre o  mercado financeiro e previsão do tempo.
      É possível fechar o Notification Center e voltar para o aplicativo que você  estava usando, ou rapidamente abrir o aplicativo que gerou a notificação.  Notificações podem ser excluídas da lista com um toque no X ao seu lado. 
      O sistema de notificações também foi integrado à Lock Screen, que mostra  todos os alertas recebidos enquanto o aparelho estava inativo. Com um gesto é  possível abrir diretamente o aplicativo que gerou um alerta.
Newsstand
      Forstall disse que “a maioria das grandes editores de revistas e muitos  jornais” já adotaram o serviço de assinaturas na App Store. O Newsstand é um  aplicativo dedicado para acessar e baixar estes periódicos. Ele se parece muito  com o iBooks, mas focado em revistas e jornais. Novas edições serão entregues  aos aparelhos durante a noite e automaticamente, via download.
Twitter
      De acordo com Forstall, as pessoas enviam mais de 1 bilhão de tweets por  semana. Uma das novidades no iOS 5 é o login integrado no Twitter: basta  informar seu nome de usuário e senha no aplicativo Ajustes, e clientes Twitter  não irão mais pedir essa informação separadamente. 
      Vários dos aplicativos da Apple, como Camera, Photos, Safari, YouTube e Mapas  irão suportar integração direta com o Twitter, para que você possa postar  rapidamente fotos e vídeos na rede social. É possível até mesmo usar o Twitter  para atualizar as fotos de seus contatos na agenda.
Safari 
      Forstall disse que o Webkit, o “motor” Open Source desenvolvido pela Apple  que é o coração do Safari, é responsável por 90% de toda a navegação em  dispositivos móveis. Entre as novidades do navegador está um recurso chamado  Reader que, de forma similar ao que já acontece no Safari no Desktop, reformata  textos na web para melhor legibilidade, removendo atalhos de navegação,  propaganda e outro conteúdo que possa causar distrações.
      Também é nova a Reading List, uma forma simples e conveniente de marcar um  artigo para leitura posterior. Itens em sua Reading List (Lista de Leitura, em  uma tradução livre) são compartilhados com o Safari no Mac ou no PC.
      A navegação com abas também fará sua estréia oficial no iOS 5, e as abas tem  o mesmo visual que tem no Safari no desktop. Parece que no momento este recurso  está limitado ao iPad, devido a restrições no tamanho da tela de aparelhos como  o iPhone.
Mail
      O Mail, segundo Forstall, é um dos aplicativos mais usados em aparelhos com  iOS. No iOS 5 o aplicativo ganha a capacidade de adicionar formatação ao texto  (como negrito, itálico e sublinhado). Também é possível arrastar endereços entre  os campos Para: e Cc:, e há suporte a “flagging”, para marcar mensagens  importantes. 
      Outra novidade importante é a capacidade de fazer buscas no texto completo  das mensagens, o que inclui também mensagens que não tenham sido baixadas para o  aparelho, mas estão presentes no servidor. No iPad, é possível fazer um gesto  para retornar à Inbox quando em modo retrato.
      Usuários do Exchange também receberam atenção, com a adição de suporte ao  padrão S/MIME. Um ícone de cadeado aparecerá no campo do destinatário para  indicar quando você está enviando uma mensagem criptografada. Durante a  demonstração do Mail, Forstall mencionou que o dicionário integrado ao iBooks,  que permite clicar em uma palavra para ver sua definição, estará disponível em  todo o sistema no iOS 5. Outro novo recurso mencionado por Forstall é um teclado  dividido, para facilitar a digitação com os dedões: basta tocar e arrastar um  botão para mudar o teclado e posicioná-lo da forma que achar mais confortável na  tela, e o ajuste será lembrado por todos os aplicativos.
iMessage
      Como já diziam os rumores antes mesmo da abertura da WWDC, o iOS 5 inclui um  novo aplicativo de mensagens chamado iMessage. Ele permite enviar textos, fotos,  vídeos e compartilhar contatos entre usuários de aparelhos com o iOS, e também  tem um recurso para conversas em grupo.
Há recursos como recibos de entrega e leitura das mensagens, e indicação de  quando seus contatos estão digitando algo para você. A mensagens são entregues  em todos os seus dispositivos iOS, via 3G ou Wi-Fi, usando uma conexão  criptografada.
      O aplicativo pode ser visto como uma nova abordagem, e até um substituto, do  SMS, MMS e mensagens instantâneas tradicionais. Assim como o serviço BlackBerry  Messenger, que é limitado aos usuários do BlackBerry, o iMessage será limitado  aos usuários com aparelhos iOS.
Lembretes
      Embora a App Store esteja cheia de aplicativos com lembretes, ou talvez por  causa disso, a Apple está lançando um novo aplicativo para isso com o iOS 5. Ele  suporta múltiplas listas de afazeres, que podem ser associados a datas ou  locais. Este último recurso é particularmente poderoso: seu aparelho agora pode  lhe lembrar de alguma tarefa ou compromisso assim que você sai, ou se aproxima,  de um local. Os lembretes são sincronizados com o iCal no Mac e Outlook no  Windows, e integrados à ferramenta de busca do iOS.
Câmera
      O iPhone 4 é a segunda câmera mais popular no Flickr, e a primeira entre os  smartphones, disse Forstall. O iOS 5 torna ainda mais fácil tirar fotos mesmo  com o iPhone bloqueado reativando um atalho que existia antes do iOS 4: basta um  duplo-clique no botão Home para abrir a câmera. E agora é possível usar os  botões de volume com obturador para bater a foto, em vez do botão virtual na  tela.
      O aplicativo da câmera poderá mostrar linhas na tela para ajudar na  composição das fotos, e tem suporte ao gesto de pinça para zoom na imagem (zoom  digital). O aplicativo também ganhou recursos de edição como Recortar,  Rotacionar, redução de olhos vermelhos e o sistema de melhoria das imagens com  um clique, como já presente no iPhoto nos Macs.
PC Free
      Forstall declarou que pessoas querem comprar iPhones e iPads sem precisar  ligá-los a computadores para ativação ou atualizações do sistema. A partir do  iOS 5, iPhones e iPads mostrarão uma tela de configuração quando ligados pela  primeira vez, permitindo que a “ativação” seja feita no próprio aparelho.
      Atualizações do sistema operacional também serão feitas “pelo ar”, usando uma  conexão Wi-Fi ou 3G, sem a necessidade de sincronia com o iTunes. Também não é  mais necessário plugar o aparlho ao computador para fazer sincronia de dados  (isso poderá ser feito via Wi-Fi), e um novo sistema de “Delta Updates” (que  atualiza apenas as partes que mudaram em um aplicativo, em vez do aplicativo  inteiro) tornará as atualizações de aplicativos muito mais fáceis e rápidas.
      Forstall disse que, como parte do processo de “cortar o cordão com o PC”, a  Apple buscou eliminar situações onde os usuários eram forçados a voltar para  seus computadores em vez de usar diretamente seus aparelhos como iOS. Várias  tarefas, como adicionar e excluir calendários, criar e excluir caixas postais e  a já mencionada edição de imagens, agora podem ser feitas nos aparelhos,  ajudando a eliminar a necessidade de um PC.
Game Center
      O iOS é “a plataforma de games mais popular do planeta”, disse Forstall. O  Game Center completou nove meses de idade, e agora tem 50 milhões de usuários (o  Xbox Live tem 8 anos e 30 milhões de usuários). O aplicativo Game Center ficou  mais social, permitindo que o usuário adicione uma foto ao seu perfil, compare  seu desempenho com o dos colegas usando Achievement Points, veja quem são os  amigos de seus amigos, recomende amigos e jogos. E no iOS 5 o Game Center terá  suporte a jogos em turnos (como Words with Friends), integrado ao sistema  operacional.
E tem mais!
      De acordo com Forstall, estes são apenas 10 dos mais de 200 novos recursos no  iOS 5. Um slide final mencionou vários deles: espelhamento da tela de um iPhone  ou iPad na TV via AirPlay, sem fios, sincronia via Wi-Fi com o iTunes, novos  gestos multitoque para alternar entre aplicativos, um novo aplicativo de música  no iPad, suporte a dicionários pessoais, previsão do tempo atualizada de hora em  hora, atalhos de digitação, rotas alternativas no aplicativo de mapas e muito  mais.
      O iOS 5 estará disponível aos consumidores entre setembro e dezembro deste  ano, e irá rodar em todos os iPads, no iPhone 3GS e 4 e nos modelos de terceira  e quarta geração do iPod Touch.
Disponível em: 
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/06/06/conheca-as-10-principais-novidades-do-ios-5/.